Jornal Médico Grande Público

Sociedade Portuguesa de Pneumologia lança 1ª edição da Escola de Ciência
DATA
07/07/2016 12:57:56
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Sociedade Portuguesa de Pneumologia lança 1ª edição da Escola de Ciência

LogoSPP_para substituir

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) promove, na próxima semana, a 1ª edição da Escola de Ciência, destinada a profissionais da área da saúde respiratória. Trata-se de uma formação que tem como objetivo aprofundar conhecimentos na área de bioestatística e na sua aplicação em investigação clínica epidemiológica em Pneumologia.

O programa formativo baseia-se em exposições teóricas e exercícios práticos para que os profissionais desenvolvam competências de planeamento, execução, análise e interpretação, bem como em estatística descritiva e análise exploratória de dados. Os formandos poderão ainda aprofundar conhecimentos sobre conceitos epidemiológicos na definição, classificação, ocorrência/extensão da doença; distribuições de probabilidade; inferência estatística; testes de diagnóstico; Post estimation analysis e epidemiologia clínica, que envolve noções de risco, prognóstico, fator preditivo/prognóstico, fontes de erro e modificação de efeitos.

Segundo o presidente da SPP, Venceslau Hespanhol, “em ciência, e particularmente na área da saúde, a investigação e a correta validação de dados são fundamentais não só para conferir uma maior credibilidade à informação, como também para permitir um maior aprofundamento da mesma. Para a SPP, a formação em bioestatística constitui uma mais-valia não só para quem desenvolve estudos científicos, mas também para quem pretende elaborar protocolos de investigação, análises e reportes de resultados ou, simplesmente, transformar uma investigação num artigo científico ou até aprofundar uma investigação publicada”.

A Escola de Ciência da SPP terá lugar na semana de 10 a 15 de julho, na sede da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, em Lisboa.

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas

Has no content to show!