Nova vacina contra VIH testada esta semana na África do Sul
DATA
28/11/2016 12:27:39
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Nova vacina contra VIH testada esta semana na África do Sul

É já esta semana que é testada uma nova vacina contra o VIH nas populações da áfrica do Sul.

Nas palavras do diretor de um instituto governamental dos Estados Unidos da América (EUA) ligado a doenças infeciosas, Anthony Fauci, esta nova vacina é promissora. O início do teste, denominado HVTN 702, deverá iniciar-se já na próxima quarta feira em 14 locais daquele país e pretende ainda incluir 5.400 homens e mulheres sexualmente ativos, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.
Segundo a agência noticiosa Associated Press, trata-se do maior e mais avançado teste para uma vacina contra o VIH a decorrer na África do Sul, onde mais de 1000 pessoas são infetadas diariamente com aquele vírus.

Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve
Editorial | Gil Correia
Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve

É quase esquizofrénico no mesmo mês em que se discute a carência de Médicos de Família no SNS empurrar, por decreto, os doentes que recorrem aos Serviços de Urgência (SU) hospitalares para os Centros de Saúde. A resolução do problema das urgências em Portugal passa necessariamente pelo repensar do sistema, do acesso e de formas inteligentes e eficientes de garantir os cuidados na medida e tempo de quem deles necessita. Os Cuidados de Saúde Primários têm aqui, naturalmente, um papel fundamental.