Sociedade Portuguesa de Pneumologia promove 2º Edição do Curso de e-learning em Tabagismo
DATA
11/01/2017 11:33:38
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Sociedade Portuguesa de Pneumologia promove 2º Edição do Curso de e-learning em Tabagismo

A Comissão de Tabagismo da SPP está a lançar a 2.ª edição do Curso de e-learning em Tabagismo, agendado para o próximo dia 15 de fevereiro.

Dirigido a médicos, internos e especialistas de todas as áreas com interesse numa intervenção ativa na prevenção e cessação tabágica, esta é uma formação que se destina a dotar os formandos de um vasto leque de conhecimentos transversais a várias áreas da saúde, no que toca à intervenção na cessação tabágica.

Sendo o tabagismo um problema transversal a toda a Medicina, pela elevada prevalência e pelas inúmeras doenças associadas, esta é uma questão que constitui uma grande preocupação para a grande parte dos profissionais de saúde. Além da Pneumologia e da Medicina Geral e Familiar, é fundamental estender este conhecimento a áreas fulcrais como a Cardiologia, a Medicina Interna, a Psiquiatria, a Pediatria, a Obstetrícia e muitas outras.

Segundo José Pedro Boléo-Tomé, coordenador da Comissão de Trabalho de Tabagismo da SPP, “este é um curso que pretende transmitir conhecimentos e competências básicas para todos os que se interessam pelo tema e não apenas os que integram ou desejam integrar consultas de cessação tabágica. Dando seguimento às recomendações do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, esta edição incluí alguns novos temas sobre grupos específicos, como o tabagismo em Pediatria, na grávida e no doente psiquiátrico. Os novos produtos de tabaco e as novas tecnologias são temas a abordar”.

O curso terá uma primeira parte exclusivamente online, que consiste em 6 módulos de e-learning, com um total de 19 temas, incluindo uma aula em vídeo, apresentação de slides, questionário de autoavaliação e bibliografia.

Para os interessados, haverá uma segunda parte que consiste num workshop prático, com casos clínicos, discussão interativa e simulação de consultas. A frequência do workshop dará acesso a um diploma com avaliação.

Mais informação e inscrições através da plataforma http://elearning-sppneumologia.pt ou através de www.sppneumologia.pt.

800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Jornal Médico
800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde

Se não os tivéssemos seria bem pior! O reforço do Programa Operacional da Saúde com 800 milhões de euros pode ser entendido como sinal político de valorização do setor da saúde. Será uma viragem na política restritiva? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 40 anos precisa de cuidados intensivos! Há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções. É urgente pensarmos na nova década com rigor e disponibilidade sincera.

Mais lidas