Universidade Nova quer discutir medição da qualidade dos cuidados de saúde em Portugal
DATA
16/01/2017 17:03:19
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Universidade Nova quer discutir medição da qualidade dos cuidados de saúde em Portugal

Debater a necessidade de criar padrões que permitam medir os cuidados de saúde com base no valor que produzem para os doentes e a qualidade dos atos clínicos prestados pelas instituições de saúde em Portugal é o objetivo da Nova SBE que promove a Conferência ICHOM em Portugal.

“Medição dos cuidados de saúde baseada em valor” é o tema desta iniciativa conjunta da Nova School of Business and Economics, da Nova Medical School e do Centro Hospitalar Lisboa Central, que terá lugar nos dias 10 e 11 de fevereiro na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

ICHOM, que significa International Consortium for Health Outcomes Measurement, é uma organização sem fins lucrativos, fundada por três instituições mundialmente reputadas – Harvard Business School, Karolinska Institute e The Boston Consulting Group.

O ICHOM tem como objetivo transformar os sistemas de saúde a nível mundial, através da mediação e avaliação dos resultados observados nos pacientes, sendo estes resultados fundamentais para medir a qualidade dos cuidados de saúde prestados.

De acordo com João Marques Gomes, CEO da Nova Healthcare Initiative e investigador de gestão e economia da saúde na Nova SBE, “atualmente, existe informação sobre o volume de produção das unidades de saúde. Sabemos quantas cirurgias foram realizadas, quantas consultas foram feitas, quantos doentes estiveram internados, mas não temos nenhuma informação sobre o resultado final, isto é, sobre quão bem ficou o doente por consequência do ato clínico e quanto custou conseguir este acréscimo de saúde”.

Assim, o acréscimo de bem-estar que o ato clínico gerou efetivamente para o doente é que deve ser a verdadeira medida da qualidade dos cuidados de saúde prestados. Isto permite saber se os bons resultados de saúde foram, ou não, alcançados, uma informação que pode ser útil não só para os doentes como também para os médicos, para os gestores de saúde e para o Estado português.

Assim, o ICHOM pretende que sejam desenvolvidas métricas de saúde que sejam percetíveis para o cidadão comum, focadas nos resultados conseguidos no tratamento da doença e menos no processo.

A conferência ICHOM em Portugal - “Medição dos cuidados de saúde baseada em valor” conta com a presença de todos os stakeholders da saúde em Portugal e contará também com representantes internacionais do ICHOM e das organizações que o fundaram.

O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Editorial | Jornal Médico
O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. Encontrar uma nova visão e adotar uma nova estratégia útil na nossa prática clínica quotidiana. Valorizar as unidades de saúde por estarem a dar as respostas adequadas e seguras é o mínimo que se exige, mas é urgente e inevitável um plano de investimento nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Mais lidas