Miguel Guimarães: conheça todos os números das eleições para o novo bastonário (em atualização)
DATA
20/01/2017 15:32:41
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Miguel Guimarães: conheça todos os números das eleições para o novo bastonário (em atualização)

A escolha dos médicos portugueses recaiu sobre Miguel Guimarães para novo bastonário da Ordem dos Médicos, vencendo as eleições com cerca de 70% dos votos e dispensando uma segunda volta, de acordo com fonte da organização.

A mesma fonte adiantou que cerca das 4:00 horas ainda faltavam contar os votos de Lisboa e que os resultados finais só serão conhecidos depois das 9:30 horas.

Miguel Guimarães é especialista em Urologia e desempenha funções como presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

Além do bastonário da Ordem dos Médicos para o triénio 2017/2019, as eleições de quarta-feira serviam para eleger os órgãos sociais da Assembleia de Representantes, os conselhos regionais do Norte, Centro e Sul e também os conselhos disciplinares e os fiscais.

Além do urologista, Álvaro Beleza, João França Gouveia e Jorge Torgal eram também candidatos ao cargo de bastonário, para substituir José Manuel Silva, que esteve à frente da Ordem durante seis anos.

Nas declarações após serem conhecidos os resultados, Álvaro Beleza considerou que, apesar de não ser o resultado que esperava, foi positiva a adesão dos médicos a estas eleições, "um sinal inequívoco de mobilização da classe e de força da Ordem dos Médicos".

Miguel Guimarães foi o mais votado em todas as seções do país, com 3657 votos (59,7%) no sul, 1768 (74,3%) no centro e 5405 (87,8%) no norte.

Álvaro Beleza conquistou 1079 votos (17,6%) no sul, 332 (13,9%) no centro e no norte 527 (8,6%).

O candidato Jorge Torgal reuniu 765 votos (12,4%) no sul, 92 (39%) o centro e 60 (1%) no norte.

João França Gouveia recebeu 432 votos (7%) no sul, 68 (2,9%) e 62 (1%) no norte.

A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Joana Romeira Torres
A "hiperventilação" dos Cuidados de Saúde Primários
A Organização Mundial de Saúde alude que os Cuidados de Saúde Primários (CSP) são cruciais para a obtenção de promoção da saúde a nível global. Neste sentido, a Organização Mundial dos Médicos de Família (WONCA) tem estabelecido estratégias que têm permitido marcar posição dos mesmos na comunidade médica geral.

Mais lidas