Ministro da Saúde discute necessidade de avaliação da qualidade dos cuidados de saúde prestados em Portugal
DATA
08/02/2017 12:27:32
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Ministro da Saúde discute necessidade de avaliação da qualidade dos cuidados de saúde prestados em Portugal

É ja nos dias 10 e 11 de fevereiro a Reitoria da Universidade Nova vai ser palco de um debate, que conta com a presença dos principais stakeholders da área da Saúde, sobre a necessidade de medição da qualidade dos cuidados de saúde prestados em Portugal. O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, vão marcar presença nesta que é a primeira Conferência ICHOM em Portugal sob o tema “Medição dos cuidados de saúde baseada em valor”.

Em termos práticos, o ICHOM consiste no desenvolvimento de métricas de saúde com resultados focados no paciente. Interessa o resultado final e menos o processo. Este sistema beneficiará os pacientes, os profissionais de saúde, e todo o sistema de saúde.

Entre outros stakeholders, marcará presença o vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, Pedro Pita Barros, Christina Åkerman, Presidente do ICHOM, Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster Portugal, João Marques Gomes, CEO da Nova Healthcare Initiative, Lara Noronha Ferreira, Presidente da Associação Portuguesa da Economia da Saúde, Marta Temido, Presidente da ACSS, João Norte Vice-Presidente da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos , Ricardo Baptista Leite, médico e deputado da Assembleia da República, Antónia Almeida Santos, PS, Alexandre Lourenço, Presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, e Fernando Regateiro, Coordenador Nacional para a reforma do SNS na área dos Cuidados de Saúde.

O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo
Editorial | Jornal Médico
O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo

O Novo Livro Azul da APMGF é um desejo e uma necessidade. Volvidos 30 anos é fácil constatar que todos os princípios e valores defendidos no Livro Azul se mantêm incrivelmente atuais, apesar da pertinência do rejuvenescimento que a passagem dos anos aconselha. É necessário pensar, idealizar e projetar a visão sobre os novos centros de saúde, tendo em conta a realidade atual e as exigências e necessidades sentidas no futuro que é já hoje. Estamos a iniciar um novo ciclo!

Mais lidas