Açores: Reforço dos incentivos para fixação de médicos
DATA
10/02/2017 12:02:38
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Açores: Reforço dos incentivos para fixação de médicos

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, admite a necessidade de reforçar o sistema de incentivos à fixação de médicos, para combater as listas de espera no arquipélago.

Em entrevista à RTP/Açores, a propósito dos primeiros cem dias de governação, na sequência da vitória do PS nas eleições legislativas regionais de 16 de outubro, Vasco Cordeiro reconheceu que é preciso atrair mais médicos para a região.

“Aquilo que teremos é de alterar esse sistema de incentivos, no sentido de garantir esse objetivo final”, explicou o chefe do executivo, esclarecendo que atualmente existem perto de quatro dezenas de médicos em formação nos Açores, que estarão aptos a exercer a partir de 2019/2020.

No seu entender, o ideal seria que esses médicos em formação “ficassem cá [nos Açores], a prestar serviço”, cenário que permitiria resolver o problema da “carência de médicos” no arquipélago.

Na entrevista ao canal público de televisão regional, Vasco Cordeiro abordou ainda a situação económica do arquipélago.

“A economia açoriana está a criar emprego, num trajeto de retoma que temos vivido a outros níveis”, realçou o presidente do executivo açoriano, admitindo, no entanto, não estar satisfeito com uma “taxa de desemprego de 10,7%”.

O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo
Editorial | Jornal Médico
O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo

O Novo Livro Azul da APMGF é um desejo e uma necessidade. Volvidos 30 anos é fácil constatar que todos os princípios e valores defendidos no Livro Azul se mantêm incrivelmente atuais, apesar da pertinência do rejuvenescimento que a passagem dos anos aconselha. É necessário pensar, idealizar e projetar a visão sobre os novos centros de saúde, tendo em conta a realidade atual e as exigências e necessidades sentidas no futuro que é já hoje. Estamos a iniciar um novo ciclo!

Mais lidas