Católica-Porto homenageia João Lobo Antunes
DATA
23/02/2017 11:09:17
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Católica-Porto homenageia João Lobo Antunes

“In Memoriam” é o nome da sessão de homenagem realizada pelo Instituto de Bioética da Universidade Católica, no Porto, ao neurocirurgião João Lobo Antunes. O evento está agendado para esta quinta-feira às 15h00 e conta com um momento musical na abertura, que tem como protagonista Pedro Monteiro, no piano.

Ainda antes da sessão “In Memoriam”, tem lugar uma breve intervenção de Manuel Afonso Vaz, presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica, e de Ana Sofia Carvalho, diretora do Instituto de Bioética da instituição.

Após a sessão de apresentação, segue-se um conjunto de painéis que abordam os diferentes campos de atividade do neurocirurgião. A influência do seu exercício como presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, a ética médica, o escritor e o editor, o renovador da neurociência e o gestor científico marcam as palestras apresentadas por diferentes personalidades: Jorge Soares, Rui Vaz, Manuel Silvério Marques, Guilherme Valente e Maria do Carmo Fonseca. A sessão de encerramento conta com a presença de Walter Osswald. A entrada no evento é livre, mas sujeita a inscrição prévia.

DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Editorial | Rui Nogueira, Médico de Família e presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar
DESconfinar sem DISconfinar: Um desafio para inovar e aproveitar a oportunidade
Depois de três meses de confinamento é necessário aceitarmos a prudência de DES”confinar sem DISconfinar. Não vamos querer “morrer na praia”! As aprendizagens da pandemia Covid-19 são uma ótima oportunidade para acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. O estado de emergência e o estado de calamidade ensinaram-nos muito! É necessário desconfinar o centro de saúde com uma nova visão e reinventar o conceito com unidades de saúde aprendentes e inovadoras.

Mais lidas