Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica reforçada com mais peritos
DATA
24/02/2017 10:04:17
AUTOR
Jornal Médico
Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica reforçada com mais peritos

A Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica (CNFT) foi reforçada com 14 membros, contando neste momento com 38 peritos, de acordo com dois despachos ontem publicados.

De acordo com informação enviada pelo Infarmed ao Jornal Médico, a CNFT passa assim a integrar elementos das Comissões de Farmácia e Terapêutica de todas as Administrações Regionais de Saúde, de duas Unidades Locais de Saúde (Matosinhos e Alto Minho), do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e ainda da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

No despacho relativo à composição da comissão é nomeado como presidente da comissão Carlos Alves, do Centro Hospitalar de São João, e como vice-presidente a Nadine Gonçalves, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Este órgão consultivo do Infarmed, que reúne uma vez por mês, tem como missão estabelecer estratégias para o uso racional do medicamento, emitir pareceres e protocolos de utilização de medicamentos e monitorizar o cumprimento dos critérios de utilização dos mesmos.

A CNFT articula-se com as Comissões de Farmácia e Terapêutica locais, as quais monitorizam os dados de utilização de medicamentos e outras tecnologias de saúde no contexto do SNS.

O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo
Editorial | Jornal Médico
O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo

O Novo Livro Azul da APMGF é um desejo e uma necessidade. Volvidos 30 anos é fácil constatar que todos os princípios e valores defendidos no Livro Azul se mantêm incrivelmente atuais, apesar da pertinência do rejuvenescimento que a passagem dos anos aconselha. É necessário pensar, idealizar e projetar a visão sobre os novos centros de saúde, tendo em conta a realidade atual e as exigências e necessidades sentidas no futuro que é já hoje. Estamos a iniciar um novo ciclo!

Mais lidas