Ministro da Saúde anuncia novo acelerador linear para hospital de Vila Real

O ministro da Saúde anunciou, na passada sexta-feira, em Vila Real, a aquisição de um novo acelerador linear para reforçar a unidade de radioterapia do centro oncológico do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

“É isso que venho hoje sinalizar em Vila Real, o investimento no interior, dizer que o interior não é para fechar, não é para desertificar, não é para desvalorizar, e é por isso que Vila Real vai ter um novo acelerador linear, melhores respostas ao tratamento do cancro e um novo centro de saúde, uma importante unidade de saúde familiar”, afirmou Adalberto Campos Fernandes.

O CHTMAD, cuja sede social está localizada em Vila Real, tem reivindicado a aquisição de um segundo acelerador linear, um equipamento que pode custar cerca de cinco milhões de euros e que vai permitir introduzir novas técnicas de tratamento.

O representante da tutela aproveitou uma visita à cidade transmontana para anunciar a aquisição deste equipamento, o qual deverá chegar em breve ao centro hospitalar.

Nas palavras do presidente do conselho de administração do CHTMAD, João Oliveira, esta aquisição representa expansão e a possibilidade de tratar mais doentes, os quais não estão a ser atendimento no momento em virtude da tecnologia do próprio equipamento. “É muito bom ouvirmos isto do senhor ministro e este empenho também”, afirmou o responsável.

Atualmente são tratados cerca de 400 doentes e, segundo João Oliveira, a expectativa é “duplicar esse número” com o novo acelerador e fazer também “tratamentos mais complexos”.

No entanto, neste centro hospitalar mantêm-se algumas dificuldades em especialidades como a cirurgia vascular, depois de não se ter concretizado a expectativa de contratar um médico e, por isso, se manter a lista de espera.

Ainda durante a mesma visita foram assinados protocolos entre 10 hospitais da região Norte com vista à cooperação e não à competição entre as unidades de saúde, para que a gestão partilhada de recursos seja uma realidade”.

Adalberto Campos Fernandes disse ainda que o CHTMAD foi consagrado ao nível do projeto de eficiência energética, no qual vão ser aplicados 4,5 milhões de euros.

“A capacidade de investimento que o Estado tem, e infelizmente não é muita, tem que ser inteligentemente utilizada e o interior é uma prioridade”, frisou Adalberto Campos Fernandes.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, o dia de sexta-feira representou uma “grande vitória” ao nível dos cuidados de saúde neste território.

O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Joana Torres
O (Des)alento da Medicina Geral e Familiar no Serviço Nacional de Saúde

A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.