Debate “Controvérsias com Medicamentos” junta especialistas
DATA
30/05/2017 11:26:03
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Debate “Controvérsias com Medicamentos” junta especialistas

A VI edição da Reunião Anual “Controvérsias com Medicamentos”, organizada pela Revista Portuguesa de Farmacoterapia, terá lugar amanhã, no Lagoas Park Hotel, e conta com a intervenção de vários profissionais do setor e líderes do Ministério da Saúde, no debate de matérias que vão desde a política do medicamento e à forma como esta, entre outros fatores, influencia a utilização dos fármacos em Portugal. 

É ainda esperada a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e da presidente do Conselho Diretivo do Infarmed, Maria do Céu Machado, num momento de reflexão em que a diferenciação terapêutica na abordagem individual marcará o arranque da reunião.

“A personalização dos tratamentos e a sua adaptação às características de cada doente é determinante para o sucesso da intervenção clínica. As doenças cardiovasculares são um dos casos em que essa variabilidade mais se justifica e verifica” explica José Aranda da Silva, diretor da Revista Portuguesa de Farmacoterapia.

A utilização de dados reais na reavaliação das tecnologias de saúde e as dificuldades encontradas na adaptação dessa informação ao terreno, será outro assunto que faz parte do programa da reunião. O período da tarde encerrará o debate, com a análise da degradação do preço do medicamento enquanto ameaça à saúde pública.

Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança
Editorial | Jornal Médico
Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança

O futuro tem hoje 5 dias! Inacreditável! Quem é que tem agenda para mais de 5 dias? A pandemia COVID-19 alterou profundamente a vida quotidiana, a prestação de cuidados de saúde e a organização dos serviços de saúde está totalmente alterada. O isolamento social é a orientação primordial de confrontação da pandemia. Mas é necessário promover o apoio de proximidade essencial e aprender a fazê-lo em segurança.

Mais lidas