Profissionais do Hospital de Alcobaça ensinam hábitos de vida saudável às crianças
DATA
30/05/2017 11:37:23
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Profissionais do Hospital de Alcobaça ensinam hábitos de vida saudável às crianças

Profissionais do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes Oliveira (HABLO), unidade do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), vão ensinar às crianças da cidade hábitos de vida saudável durante o mês de junho. A iniciativa pretende assinalar o Dia Mundial da Criança e decorrerá dias 2 e 9 de junho, sextas-feiras, das 14:00 às 16:00 horas, no Centro Escolar de Alcobaça, Agrupamento de Escolas de Cister. A ação conta ainda com a colaboração da coordenadora do Centro Escolar, Estrela Soares, envolvendo cerca de 80 crianças do 1.º ciclo do ensino básico.

A iniciativa será dinamizada por Paula Benavente, enfermeira na Consulta Externa de Pediatria do HABLO, e Fernanda Sereno, docente destacada do Agrupamento para apoio às Consultas de Pediatria Escolar, em colaboração com Ana Carolina Santos, estagiária da licenciatura em Dietética do Politécnico de Leiria. O projeto envolve a discussão de temáticas como hábitos de alimentação saudável e equilibrada e regras de higiene, promovendo atividades extracurriculares variadas que visam dar às crianças oportunidades de lazer e sociabilidade educativas, desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, e as perceções auditiva e visual da criança, através de jogos e brincadeiras educativas.

No final do projeto as crianças são convidadas a produzir um trabalho coletivo, que será exposto na zona da Consulta Externa de Pediatria do HABLO.

Nas palavras do presidente do Conselho de Administração do CHL, Hélder Roque, “a vontade, iniciativa e dinâmica dos profissionais do nosso Hospital, que se empenharam em produzir uma atividade com a comunidade que serve, e da qual beneficiarão os nossos utentes mais jovens, que daqui levarão ensinamentos para a vida”.

Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança
Editorial | Jornal Médico
Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança

O futuro tem hoje 5 dias! Inacreditável! Quem é que tem agenda para mais de 5 dias? A pandemia COVID-19 alterou profundamente a vida quotidiana, a prestação de cuidados de saúde e a organização dos serviços de saúde está totalmente alterada. O isolamento social é a orientação primordial de confrontação da pandemia. Mas é necessário promover o apoio de proximidade essencial e aprender a fazê-lo em segurança.

Mais lidas