Hospital de São João investe 4,1 ME em eficiência energética
DATA
31/05/2017 10:08:24
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Hospital de São João investe 4,1 ME em eficiência energética

O Hospital de São João (HSJ), no Porto, anunciou hoje um investimento total de 4,1 milhões de euros em eficiência energética que permitirá “melhorar as condições de acolhimento dos doentes e de trabalho dos profissionais na consulta externa”.

Em comunicado, o HSJ sublinha que no final do processo haverá “uma poupança de 300 mil euros anuais, o equivalente ao consumo atual da consulta externa, que, assim, ficará autossuficiente em termos de consumo de energia”.

Para concretizar os melhoramentos, o hospital receberá uma comparticipação de 3,8 milhões de euros através do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), cujo contrato foi assinado no passado dia 25 de maio.

As obras relacionadas com a eficiência energética envolvem três edifícios externos ao corpo principal do hospital: o Centro de Ambulatório, (que inclui a Consulta Externa), o Hospital de Dia e o edifício dos serviços de apoio, e têm início ainda este ano, prevendo-se a sua conclusão para o final de 2018.

Serão instalados um total de 2832 painéis fotovoltaicos nas coberturas de todos os edifícios, totalizando uma área de 5411 metros quadrados.

Além da introdução dos painéis fotovoltaicos, “será melhorada a climatização de todo o centro de ambulatório, também com métodos energeticamente eficientes, pois esta climatização será obtida a partir das redes de transporte de água quente e água fria, permitindo eliminar os atuais aparelhos de ar condicionado”, refere fonte hospitalar.

“Com a nova climatização serão significativamente melhoradas as condições de conforto para doentes e profissionais que utilizam as salas de consulta, de tratamentos, de exames e as salas de espera na Consulta Externa”, assegura.

Também os envidraçados atuais serão substituídos por vidros duplos mais eficientes, que permitem a redução das perdas de calor nas alturas mais frias do ano e ganhos de isolamento nos períodos mais quentes. Todo o sistema de iluminação existente será substituído por iluminação do tipo LED, com maior eficiência e menor consumo energético.

Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança
Editorial | Jornal Médico
Isolamento social com apoio de proximidade e em segurança

O futuro tem hoje 5 dias! Inacreditável! Quem é que tem agenda para mais de 5 dias? A pandemia COVID-19 alterou profundamente a vida quotidiana, a prestação de cuidados de saúde e a organização dos serviços de saúde está totalmente alterada. O isolamento social é a orientação primordial de confrontação da pandemia. Mas é necessário promover o apoio de proximidade essencial e aprender a fazê-lo em segurança.

Mais lidas