Técnicos de diagnóstico e terapêutica suspendem greve
DATA
05/07/2017 09:47:07
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Técnicos de diagnóstico e terapêutica suspendem greve

Os técnicos de diagnóstico e terapêutica anunciaram ontem a suspensão da greve a partir das 16:00 horas, tendo em conta a recente aprovação dos diplomas que estabelecem as novas carreiras para estes profissionais.

Em comunicado, o Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) explicou que o fim da greve está relacionado com a aprovação, em reunião de secretários de Estado, dos diplomas que estabelecem as novas carreiras dos técnicos de diagnóstico e terapêutica, nos termos em que foram acordadas em negociação com os sindicatos.

Recorde-se que os técnicos de diagnóstico e terapêutica estavam em greve por tempo indeterminado desde o dia 29 de junho.

O sindicato adianta que este processo se arrasta há 16 anos, considerando que aprovação das novas carreiras acaba “com a discriminação que os técnicos de diagnóstico e terapêutica são vítimas”.

Os diplomas das carreiras já tinham sido objeto de acordo com o Governo em dezembro de 2016, mas nunca chegaram a ser aprovados.

Estes técnicos abrangem 19 profissões de áreas como as Análises Clínicas, Radiologia, Fisioterapia, Farmácia e Cardiopneumologia.

É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários
Editorial | Jornal Médico
É urgente desburocratizar os Cuidados de Saúde Primários

Neste momento os CSP encontram-se sobrecarregados de processos burocráticos inúteis, duplicados, desnecessários, que comprometem a relação médico-doente e que retiram tempo para a atividade assistencial.