Diretor-geral da Saúde determina visita de delegados a lares de idosos devido a calor
DATA
21/08/2017 10:11:00
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Diretor-geral da Saúde determina visita de delegados a lares de idosos devido a calor

O diretor-geral da Saúde ordenou, na passada sexta feira, que os delegados de Saúde visitassem, durante o fim de semana, lares de idosos e unidades de cuidados de saúde, face ao previsto aumento da temperatura em Portugal continental.

“Determino que os delegados de Saúde de todas as regiões visitem, durante o fim de semana, lares e unidades prestadoras, no quadro do plano de contingência [sazonal]”, escreve Francisco George numa de quatro mensagens enviadas à rede nacional de delegados de Saúde.

Francisco George pediu ainda a entrada em funcionamento de “medidas imediatas” previstas no plano de contingência, como a “identificação de abrigos climatizados nas unidades prestadoras de cuidados” de saúde.

O diretor-geral da Saúde justifica as determinações com a “previsão do aumento das temperaturas no continente”, com as máximas a poderem atingir, entre sábado e segunda-feira, os 37ºC a 44ºC em alguns distritos.

Nas mensagens, o diretor-geral da Saúde lembra ainda a necessidade de proteção contra os efeitos negativos do calor intenso e refere que os cidadãos podem obter informação na página da Direção-Geral da Saúde na Internet (www.dgs.pt) ou através da linha Saúde 24 (808 24 24 24).

O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo
Editorial | Jornal Médico
O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo

O Novo Livro Azul da APMGF é um desejo e uma necessidade. Volvidos 30 anos é fácil constatar que todos os princípios e valores defendidos no Livro Azul se mantêm incrivelmente atuais, apesar da pertinência do rejuvenescimento que a passagem dos anos aconselha. É necessário pensar, idealizar e projetar a visão sobre os novos centros de saúde, tendo em conta a realidade atual e as exigências e necessidades sentidas no futuro que é já hoje. Estamos a iniciar um novo ciclo!

Mais lidas