Alzheimer Portugal promove caminhada solidária em 19 cidades portuguesas
DATA
08/09/2017 11:47:26
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS

Alzheimer Portugal promove caminhada solidária em 19 cidades portuguesas

A Alzheimer Portugal vai promover o Passeio da Memória, a maior iniciativa anual da Associação, nos próximos dias 16, 17, 21 e 24 de setembro, em 19 cidades portuguesas. A iniciativa insere-se nas comemorações do Mês Mundial da Doença de Alzheimer que pretende despertar a atenção da população portuguesa para a problemática das demências que afetam mais de 180 mil pessoas. 

O Passeio da Memória “tem como objetivos informar e consciencializar sobre a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, acerca da importância do diagnóstico atempado”, explica José Carreira, presidente da Alzheimer Portugal. E acrescenta “todas as famílias merecem que possamos ajudá-las desde logo no combate ao estigma, que é um dos grandes desideratos deste passeio”.

A iniciativa solidária irá realizar-se em Viseu (16 de setembro), Aveiro, Barreiro, Beja, Cabeceiras de Basto, Matosinhos, Oeiras, Portimão, Póvoa de Varzim, Resende, Tavira, Viana do Castelo, Vila do Conde (17 de setembro), Pombal (21 de setembro), Alcochete, Braga, Campo Maior, Lagos, Penafiel (24 de setembro).

A inscrição, que reverte integralmente para a Alzheimer Portugal, tem um custo de 5 euros. Para mais informações ou inscrições, pode consultar o site: http://passeiodamemoria.org/pt/

 A Alzheimer Portugal é a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com doença de Alzheimer e dos seus familiares e cuidadores. Pode consultar o site da associação através do endereço www.alzheimerportugal.org.

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135.5 milhões. A doença de Alzheimer assume, neste âmbito, um lugar de destaque, representando cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência, de acordo com dados de 2015 da Organização Mundial de Saúde.

You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade
Editorial | António Luz Pereira, Direção da APMGF
You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade

No ano de 2021, foram realizadas 36 milhões de consultas médicas nos cuidados de saúde primários, mais 10,7% do que em 2020 e mais 14,2% do que em 2019. Ou seja, aproximadamente, a cada segundo foi realizada uma consulta médica.

Mais lidas