ARSLVT contrata 154 novos médicos de família
DATA
28/09/2017 09:42:53
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



ARSLVT contrata 154 novos médicos de família

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) anunciou e a contratação ontem de 154 médicos, o que vai permitir atribuir médico de família a cerca de 292 mil utentes.

Em comunicado, a ARSLVT indicou que os médicos vão iniciar funções nos Agrupamentos de Centros de Saúde até novembro, tendo a contratação ocorrido no âmbito do concurso nacional de recrutamento de médicos recém-especialistas de Medicina Geral e Familiar para as diversas unidades do Serviço Nacional de Saúde.

De acordo com a ARSLVT, em 2014 foram contratados 53 médicos, número que aumentou para 120 em 2015 e para 140 em 2016.

“Nesta 1.ª época de 2017, foram preenchidas 154 vagas e a expetativa é que seja possível aumentar ainda mais este número na 2.ª época de 2017”, reforçou em comunicado.

Segundo a entidade gestora das unidades de saúde da região, a contratação dos novos clínicos continua a melhorar a “resposta assistencial de proximidade aos utentes, proporcionando cuidados de qualidade nos centros de saúde”.

O concurso a nível nacional contava com cerca de 290 vagas para 317 candidatos e a ARSLVT tinha cerca de 218 vagas previstas, tendo sido preenchidas 154.

A mudança necessária
Editorial | Jornal Médico
A mudança necessária

Os últimos meses foram vividos por todos nós num contexto absolutamente anormal e inusitado.

Atravessamos tempos difíceis, onde a nossa resistência é colocada à prova em cada dia, realidade que é ainda mais vincada no caso dos médicos e restantes profissionais de saúde. Neste âmbito, os médicos de família merecem certamente uma palavra de especial apreço e reconhecimento, dado o papel absolutamente preponderante que têm vindo a desempenhar no combate à pandemia Covid-19: a esmagadora maioria dos doentes e casos suspeitos está connosco e é seguida por nós.

Mais lidas