Câmara de Castelo de Paiva financia equipamentos de saúde oral para centro de saúde
DATA
24/11/2017 10:46:24
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Câmara de Castelo de Paiva financia equipamentos de saúde oral para centro de saúde

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva suportou os encargos de aquisição dos equipamentos para a disponibilização do serviço de saúde oral no centro de saúde da vila, afirmou à Agência Lusa o presidente Gonçalo Rocha.

O autarca explicou que o “desafio” foi lançado pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), ao qual a autarquia correspondeu positivamente, porque, acentuou, se trata de “uma valência muito importante para a vida das pessoas”, sobretudo para quem tem menos possibilidades económicas.

Gonçalo Rocha recordou que essa valência já existiu no concelho, no período após a tragédia da Ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os-Rios, mas alguns anos depois foi retirada.

O acordo com a ARS-N prevê que seja aquele organismo do Estado a suportar os encargos do funcionamento do serviço, nomeadamente com os profissionais e instalações.

O esforço financeiro que a autarquia teve de realizar com a aquisição dos equipamentos de saúde oral necessários para prestar os cuidados de saúde oral representa, segundo o autarca que não conseguiu precisar valores, “mais um sinal do município”, no sentido de corresponder aos anseios da população, nomeadamente numa “matéria de extrema relevância, como é a saúde”.

De acordo com a ARS-N, os novos cuidados de saúde oral estarão disponíveis para os 12 mil utentes inscritos no centro de saúde local, no contexto de um projeto-piloto desenvolvido com a autarquia local e que se pretende alargar a outros concelhos.

2020: Linhas de provocação de uma nova década com novas obrigações para novos contextos
Editorial | Rui Nogueira
2020: Linhas de provocação de uma nova década com novas obrigações para novos contextos

Este ano está quase a terminar e uma nova década vai chegar. O habitual?! Veremos! Na saúde temos uma viragem em curso e tal como há 40 anos, quando foi fundado o Serviço Nacional de Saúde (SNS), há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções.

Mais lidas