O Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca (GEIC), da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), vai promover um debate público e político que pretende alertar as entidades governamentais e a população para a insuficiência cardíaca.
A conferência aberta “A insuficiência cardíaca em Portugal: hoje e amanhã” decorrerá no dia 19 de janeiro no VIP Executive Art’s Hotel.
“O evento realiza-se no âmbito da reunião do GEIC e terá como tema central a insuficiência cardíaca, uma doença com elevada mortalidade e morbilidade que constitui uma das principais epidemias do século XXI, consumindo 1 a 3% do orçamento para a Saúde dos países desenvolvidos”, é indicado no comunicado emitido pelo organismo.
Foi, ainda, avançado que o debate, além da intervenção de especialistas médicos, contará com a presença de representantes de entidades reguladoras do setor da Saúde e será precedido de uma apresentação sobre o estudo “Custo e carga da doença”, concretizado pelo Centro de Estudos de Medicina Baseados na Evidência (CEMBE), da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em colaboração com o Centro de Estudos Aplicados da Católica Lisbon School of Business & Economics.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.