SPC: especialistas debatem presente e futuro da insuficiência cardíaca em Portugal
DATA
17/01/2018 16:17:52
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



SPC: especialistas debatem presente e futuro da insuficiência cardíaca em Portugal

O Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca (GEIC), da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), vai promover um debate público e político que pretende alertar as entidades governamentais e a população para a insuficiência cardíaca.

A conferência aberta “A insuficiência cardíaca em Portugal: hoje e amanhã” decorrerá no dia 19 de janeiro no VIP Executive Art’s Hotel.

“O evento realiza-se no âmbito da reunião do GEIC e terá como tema central a insuficiência cardíaca, uma doença com elevada mortalidade e morbilidade que constitui uma das principais epidemias do século XXI, consumindo 1 a 3% do orçamento para a Saúde dos países desenvolvidos”, é indicado no comunicado emitido pelo organismo.

Foi, ainda, avançado que o debate, além da intervenção de especialistas médicos, contará com a presença de representantes de entidades reguladoras do setor da Saúde e será precedido de uma apresentação sobre o estudo “Custo e carga da doença”, concretizado pelo Centro de Estudos de Medicina Baseados na Evidência (CEMBE), da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em colaboração com o Centro de Estudos Aplicados da Católica Lisbon School of Business & Economics.

800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Jornal Médico
800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde

Se não os tivéssemos seria bem pior! O reforço do Programa Operacional da Saúde com 800 milhões de euros pode ser entendido como sinal político de valorização do setor da saúde. Será uma viragem na política restritiva? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 40 anos precisa de cuidados intensivos! Há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções. É urgente pensarmos na nova década com rigor e disponibilidade sincera.

Mais lidas