Crato, no distrito de Portalegre, vai dispor de um novo centro de saúde (CS), num investimento de 646 mil euros, anunciou ontem a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).
Numa nota enviada à agência Lusa, a ULSNA adianta que o novo CS do Crato será construído em dois lotes de terreno, em zona residencial, cedidos pelo município, devendo a obra arrancar em setembro deste ano.
A informação da ULSNA surge depois de, no Diário da República de ontem, ter sido publicado um aviso de prorrogação do prazo do concurso para a empreitada de construção do centro de saúde, devendo as propostas ser apresentadas até dia 16 de abril. Após este período, segue-se o processo concursal de apreciação de propostas, adjudicação e contrato, e visto do Tribunal de Contas.
O porta-voz da ULSNA, Ilídio Pinto Cardoso, explicou à Lusa que o prazo foi prorrogado de acordo com o previsto no Código dos Contratos Públicos, uma vez que um concorrente, no período temporal consagrado aos erros e omissões, “questionou e pediu esclarecimentos”, o que levou à prorrogação do prazo.
A ULSNA integra a gestão dos hospitais de Portalegre e Elvas e dos 16 centros de saúde existentes nos 15 concelhos que compõem o distrito de Portalegre.
Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.