Serviço de Urgência do Hospital de S. Sebastião passa a integrar colaboração do voluntariado
DATA
01/02/2018 17:58:49
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Serviço de Urgência do Hospital de S. Sebastião passa a integrar colaboração do voluntariado

O Serviço de Urgência do Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, passou a contar com o apoio de um grupo de voluntários da Liga dos Amigos do Hospital de S. Sebastião (LAHSS) a partir de hoje.

O trabalho dos voluntários no Serviço de Urgência irá ser complementar ao trabalho dos diversos grupos profissionais, e não tem intenção de substituir os profissionais de saúde. Estamos muito agradecidos à LAHSS e aos seus voluntários pelo seu apoio e disponibilidade de tempo. Tenho a certeza que os nossos utentes irão apreciar este gesto”, explicou a diretora do Serviço de Urgência (SU) do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), Anabela Canhola, citada em comunicado.

A atividade dos voluntários, que se realizará todos os dias, entre as 10 e as 20 horas, “passará por estabelecer relação de ajuda com os utentes e os seus familiares nos locais de tratamento e nas diferentes salas de espera, encaminhar os utentes para diferentes áreas e para a realização de exames, por exemplo”, clarificou o CHEDV.

"Hoje alargámos a nossa atividade ao Serviço de Urgência do Hospital de S. Sebastião; a humanização dos serviços é um desafio para todos e esta é feita de presença. Desejamos ser um complemento de mais humanidade ao precioso trabalho técnico e humano dos diversos grupos profissionais. O processo de humanização faz-se com pequenos passos que manifestam a grandeza da dignidade humana e este é mais um”, afirmou a coordenadora da LAHSS, Virgínia Cavaco, citada na mesma nota.

Governação Clínica
Editorial | Joana Romeira Torres
Governação Clínica

O Serviço Nacional de Saúde em Portugal foi criado e cresceu numa matriz de gestão napoleónica, baseada numa forte regulamentação, hierarquização e subordinação ao poder executivo, tendo como objeto leis e regulamentos para reger a atividade de serviços públicos no geral, existindo ausência de regulamentação relativa à sua articulação com os serviços sociais e económicos.

Mais lidas