Norte do distrito de Viseu passa a ter equipa de cuidados paliativos
DATA
07/02/2018 12:42:49
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Norte do distrito de Viseu passa a ter equipa de cuidados paliativos

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) anunciou que o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Douro Sul tem a funcionar, desde o início do mês, uma equipa comunitária de suporte em cuidados paliativos.

Segundo a ARSN, esta equipa “é constituída por médicos, enfermeiros, assistente social e psicólogo” e “vai atender doentes portadores de doença incurável, avançada e progressiva e suas famílias”.

A área de abrangência inclui concelhos do norte do distrito de Viseu, nomeadamente Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca, com um total de, aproximadamente, 74 mil utentes inscritos.

A ARSN explica que a equipa vai ainda “dar consultoria especializada em cuidados paliativos domiciliários a outras unidades funcionais” do ACES.

Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve
Editorial | Gil Correia
Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve

É quase esquizofrénico no mesmo mês em que se discute a carência de Médicos de Família no SNS empurrar, por decreto, os doentes que recorrem aos Serviços de Urgência (SU) hospitalares para os Centros de Saúde. A resolução do problema das urgências em Portugal passa necessariamente pelo repensar do sistema, do acesso e de formas inteligentes e eficientes de garantir os cuidados na medida e tempo de quem deles necessita. Os Cuidados de Saúde Primários têm aqui, naturalmente, um papel fundamental.