A cidade do Porto acolhe a primeira edição da Gago Conference on European Science Policy, na próxima quarta-feira.
“A debater as políticas europeias, com cientistas, estarão os Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Saúde, Manuel Heitor e Adalberto Campos Fernandes, respetivamente, e o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas”, revelou o Serviço Nacional de Saúde (SNS) na sua página oficial.
Em cima da mesa estará a evolução das políticas de apoio à investigação em cancro, de modo que três em cada quatro doentes de cancro possam aspirar a ter perspetivas de vida a partir de 2030, explica.
A conferência, que terá lugar no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), da Universidade do Porto, a partir das 9 horas, “será dedicada, assim, ao esforço que urge na Europa para promover a investigação clínica sobre o cancro, com vista a reduzir o seu impacto na sociedade”.
A 1.ª Gago Conference on European Science Policy é organizada por Mário Barbosa e Manuel Sobrinho Simões, ambos diretores do i3S. Inclui ainda a presença do diretor do European Research Council, Jean Pierre Bourgignon, assim como do diretor e principais dirigentes das instituições europeias envolvidas na rede Cancer Core Europe.
A conferência reunirá representantes de governos, das comunidades médicas, académicas e científicas, assim como de empresas no espaço europeu, tomando o nome de José Mariano Gago, “destacando o seu legado para o desenvolvimento do conhecimento, da ciência e tecnologia e da cultura científica na nossa sociedade”, sublinha o SNS.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.