Despacho para contratação de 110 médicos de família é publicado hoje
DATA
21/02/2018 11:42:34
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Despacho para contratação de 110 médicos de família é publicado hoje

O Governo vai publicar hoje, em Diário da República, o despacho que permite abrir concurso para 110 especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF) que concluíram o internato em finais do ano passado, segundo fonte oficial do Ministério da Saúde.

No despacho, a que a agência Lusa teve acesso, o “Ministério da Saúde fica autorizado a desenvolver procedimento concursal simplificado” para contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para 110 médicos de família.

Mantêm-se ainda por abrir os concursos para mais de 700 médicos recém-especialistas da área hospitalar que concluíram a especialidade há cerca de dez meses, o que tem sido alvo de contestação por parte de sindicatos médicos e da Ordem que representa estes profissionais.

“Face à premência de que se reveste a contratação de médicos na área profissional de MGF, nomeadamente, os que concluíram a respetiva formação médica especializada na 2.ª época de avaliação final do internato médico de 2017, (…) entende-se que devem desde já ser criadas as condições que permitam o recrutamento dos médicos especialistas aqui em causa”, refere o diploma conjunto dos ministros da Saúde e das Finanças, que será hoje publicado em Diário da República.

800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Jornal Médico
800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde

Se não os tivéssemos seria bem pior! O reforço do Programa Operacional da Saúde com 800 milhões de euros pode ser entendido como sinal político de valorização do setor da saúde. Será uma viragem na política restritiva? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 40 anos precisa de cuidados intensivos! Há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções. É urgente pensarmos na nova década com rigor e disponibilidade sincera.

Mais lidas