AVC: mais de 3.100 casos encaminhados pelo INEM em 2017
DATA
02/04/2018 10:30:38
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


AVC: mais de 3.100 casos encaminhados pelo INEM em 2017

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou no ano passado 3.138 casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que foram encaminhados para a Via verde do AVC, o que representa uma média de nove casos por dia.

Os dados foram revelados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a propósito do Dia Nacional do Doente com AVC, que se assinalou no sábado, que dá conta ainda de que Lisboa e Porto são os distritos com o maior número de encaminhamentos, com 692 e 635 casos, respetivamente.

Em terceiro e quarto lugar, as regiões que surgem com maior numero de casos de AVC registados e encaminhados pelo INEM são Braga, com 263 casos, e Setúbal, com 242.

A mesma estatística indica que os Hospitais de São José e de Santa Maria, em Lisboa, foram os que receberam mais casos de AVC encaminhados pela via verde do AVC: 294, no primeiro caso, e 260, no segundo.

Seguem-se os hospitais de Braga (250), de São João (233), no Porto, e Padre Américo, em Penafiel (189).

O AVC continua a ser uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardiovasculares.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas