Especialistas promovem formação gratuita para salvar vidas

No âmbito do Dia Mundial da Saúde, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, em parceria com o centro comercial Alegro Alfragide, vai promover sessões de formação gratuitas para ensinar a população a realizar as principais técnicas de suporte básico de vida.

A iniciativa, que decorre no dia 7 de abril, está inserida no projeto Salva-Vidas que tem como objetivo reduzir o número de casos de morte súbita em Portugal.

A formação é composta por duas sessões gratuitas, entre as 11 e as 16 horas, na praça principal (piso 0) do centro comercial Alegro Alfragide. A iniciativa inclui demonstrações práticas de manobras de ressuscitação em manequins de treino e esclarecimento de questões pela Senilife, equipa certificada pelo INEM.

Todos os anos, cerca de 10 mil portugueses são vítimas de morte súbita, sendo que os minutos que passam após uma paragem cardiorrespiratória são cruciais para salvar a vida das vítimas.

O projeto Salva-Vidas é uma iniciativa da Fundação Portuguesa de Cardiologia, da Auchan e da Senilife.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas