Eutanásia: BE, PS e PAN propõem debate para maio
DATA
27/04/2018 16:04:28
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Eutanásia: BE, PS e PAN propõem debate para maio

O Bloco de Esquerda (BE), o Partido Socialista (PS) e o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) propuseram o agendamento de um debate, no Parlamento, sobre a morte medicamente assistida para o dia 30 de maio.

A proposta conjunta foi anunciada, hoje, em conferência de imprensa, na Assembleia da República, por representantes dos três partidos, sendo eles, Maria Antónia Almeida Santos (PS), José Manuel Pureza (BE) e André Silva (PAN).

Devido à importância desta temática, os partidos propõem, no requerimento entregue, que a ordem do dia seja totalmente dedicada à discussão dos quatro diplomas.

O PS afirmou que pretende a votação, na generalidade, dos diplomas até julho. “É preciso tempo para debater e explicar o que está em causa”, afirmou a deputada do PS, Maria Antónia Almeida Santos.

Já para o representante do PAN, André Silva, o que está em causa nos projetos não é discutir a vida, mas sim a “última liberdade” da pessoa no momento da morte.

O BE foi o primeiro partido a apresentar um projeto de lei, seguido pelo PAN, o PS e o Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV).

Caso os respetivos diplomas sejam aprovados na generalidade, após o debate proposto para o dia 30 de maio, os projetos de lei baixam à comissão parlamentar, para debate na especialidade, antes de uma votação final global.

O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Editorial | Jornal Médico
O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. Encontrar uma nova visão e adotar uma nova estratégia útil na nossa prática clínica quotidiana. Valorizar as unidades de saúde por estarem a dar as respostas adequadas e seguras é o mínimo que se exige, mas é urgente e inevitável um plano de investimento nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Mais lidas