Marcelo recorda António Arnaut como “batalhador pela justiça social”
DATA
21/05/2018 17:11:32
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Marcelo recorda António Arnaut como “batalhador pela justiça social”

O Presidente da República (PR) recorda António Arnaut como um empenhado “batalhador pela justiça social”, tendo sido a criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) “o exemplo mais marcante”.

Em declarações ao Observador, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se já saudoso com a perda do “amigo constante e de uma sensibilidade excecional”.

“Pude acompanhar pessoalmente os últimos meses da sua intensíssima vida. E de todas as vezes que estive com ele retive, para além de uma coragem psíquica, uma coragem física sem limites”, sublinhou.

O PR recorda António Arnaut ainda como “grande lutador pela liberdade, um tenaz democrata, um empenhado batalhador pela justiça social de que a criação do SNS foi, porventura, o exemplo mais marcante”.

Quanto ao passado político do antigo ministro dos Assuntos Sociais, Marcelo Rebelo de Sousa lembra que Arnaut “foi um constituinte fogoso, um orador brilhante, um resistente a todas as dificuldades e aos mais complexos desafios políticos, antes e depois do 25 de abril”.

“Costuma dizer-se que a democracia fica mais pobre com o desaparecimento de personalidades como a sua. Neste caso, tanto ou mais que noutros, não é uma figura de estilo. É a pura realidade”, afirmou.

Para o PR trata-se de uma perda a todos os níveis: “Como amigo, tenho já saudades com a sua partida. Como cidadão e Presidente da República, agradeço-lhe tudo o fez por Portugal”.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas