Moçambique há quase dois meses sem novos casos de cólera
DATA
28/05/2018 11:07:53
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Moçambique há quase dois meses sem novos casos de cólera

Moçambique deixou de registar novos casos de cólera desde há 54 dias, anunciaram, hoje, as autoridades.

O último caso reportado de cólera foi registado no passado dia 4 de abril, revelou o chefe do Departamento de Epidemiologia do Ministério da Saúde, Lorna Gujral, citado pelo jornal moçambicano Notícias.

Trata-se de uma doença que se alastra habitualmente através do consumo de água contaminada, algo que acontece com maior frequência durante a época das chuvas, entre outubro e março.

Durante o último período chuvoso, as autoridades detetaram algumas centenas de casos nas províncias de Cabo Delgado e Nampula, dos quais resultaram quatro mortes.

Recorde-se que a mais recente epidemia de cólera, em Moçambique, ocorreu entre janeiro e abril de 2017, tendo sido registados pelo menos quatro mortos. No entanto, o Ministério da Saúde declarou-a controlada a 19 de maio.

Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro
Editorial | Conceição Outeirinho
Preparados para o Futuro? // Preparar o Futuro

O início da segunda década deste século, foram anos de testagem. Prova intensa, e avassaladora aos serviços de saúde e aos seus profissionais, determinada pelo contexto pandémico. As fragilidades do sistema de saúde revelaram-se de modo mais acentuado, mas por outro lado, deu a conhecer o nível de capacidade de resposta, nomeadamente dos seus profissionais.