Parkinson: Investigadores associam alteração genética ao aparecimento da doença
11/06/2018 14:26:11

Parkinson: Investigadores associam alteração genética ao aparecimento da doença

Investigadores portugueses colaboraram na descoberta de novas alterações genéticas associadas ao aparecimento de Parkinson e da demência associada a esta doença.

Um estudo internacional, publicado na revista científica Lancet Neurology, descobriu pela primeira vez variações no gene LRP 10 em doentes com doença de Parkinson e Demência de Corpos de Lewy, duas doenças neurodegenerativas cujas causas são ainda desconhecidas.

“Esta descoberta abre uma nova janela sobre os mecanismos moleculares dessas doenças neurodegenerativas comuns e pode abrir caminho para a identificação de novos biomarcadores e novas terapias modificadoras da doença", diz o líder da equipa de investigadores, Vincenzo Bonifati, do Centro Médico Erasmus de Roterdão.

A investigação contou com a participação de investigadores portugueses do serviço de neurologia do Hospital de Santa Maria, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e do Instituto de Medicina Molecular.

De acordo com uma nota enviada à agência Lusa, os investigadores portugueses lembram que, embora os casos de origem genética destas doenças sejam raros, “a identificação de novos genes é de elevada importância para o melhor conhecimento das alterações cerebrais que causam a doença e para o desenvolvimento de novos medicamentos”.

O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. Encontrar uma nova visão e adotar uma nova estratégia útil na nossa prática clínica quotidiana. Valorizar as unidades de saúde por estarem a dar as respostas adequadas e seguras é o mínimo que se exige, mas é urgente e inevitável um plano de investimento nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.