Ministro da Saúde aceita dialogar sobre nova Lei de Bases da Saúde
DATA
20/06/2018 12:40:35
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Ministro da Saúde aceita dialogar sobre nova Lei de Bases da Saúde

O ministro da Saúde manifestou, hoje, “total abertura” para dialogar com todos os partidos, para encontrar “uma boa” Lei de Bases da Saúde para a próxima década.

A Comissão de Revisão da Lei de Bases da Saúde, presidida por Maria de Belém Roseira, apresentou esta terça-feira a “pré-proposta” da nova lei, três dias antes do debate em plenário do projeto-lei apresentado pelo BE sobre este tema.

Hoje, durante comissão parlamentar de Saúde, o deputado do BE Moisés Ferreira questionou o ministro sobre a proposta apresentada pelos bloquistas, a qual Adalberto Campos Fernandes considerou “um documento muito bem feito”, mas que está disponível para discutir as diferentes propostas que estão em cima da mesa.

“É possível acolher, num diálogo aberto e franco, as diferentes propostas que estão em cima da mesa”, disse o ministro da Saúde, sustentando que existe “margem para discutir com o BE, com o PCP, com o CDS, com o PSD e para construir uma solução que dure 15, 20 anos, que seja integradora” e que permita aos governos exercer a ação sobre uma Lei de Bases moderna.

Durante a intervenção, Moisés Ferreira afirmou que o “Serviço Nacional de Saúde (SNS) é bom, mas está a passar por problemas graves que o debilitam desde há várias décadas”, daí ser necessário avançar com um nova Lei de Bases.

You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade
Editorial | António Luz Pereira, Direção da APMGF
You've got mail! - quando um aumento da acessibilidade não significa melhoria da acessibilidade

No ano de 2021, foram realizadas 36 milhões de consultas médicas nos cuidados de saúde primários, mais 10,7% do que em 2020 e mais 14,2% do que em 2019. Ou seja, aproximadamente, a cada segundo foi realizada uma consulta médica.