Hospital S. José recebe Ciclo de Conferências dia 10 de julho
DATA
26/06/2018 11:35:35
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Hospital S. José recebe Ciclo de Conferências dia 10 de julho

O Hospital de São José recebe, no próximo dia 10 de julho, uma conferência intitulada “Literacia em Saúde e Segurança do Doente”.

Trata-se da 6.ª conferência integrada no Ciclo de Conferências da campanha “Envolvimento do Doente na sua Segurança” que resulta da parceria entre o Gabinete de Segurança do Doente e a Área de Gestão da Formação do Centro Hospitalar de Lisboa Central – Hospital São José.

Neste encontro pretende-se refletir sobre os principais benefícios e desafios da literacia em Saúde, bem como no seu contributo para aumentar a segurança dos cuidados de saúde.

O principal desafio passa pela partilha de experiências entre profissionais de saúde, doentes e cidadãos.

A conferência deverá começar às 11:00 horas e terminar às 12:30 horas, no Salão Nobre deste hospital. As inscrições são gratuitas e abertas ao grande público.

Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve
Editorial | Gil Correia
Urgências no SNS – só empurrar o problema não o resolve

É quase esquizofrénico no mesmo mês em que se discute a carência de Médicos de Família no SNS empurrar, por decreto, os doentes que recorrem aos Serviços de Urgência (SU) hospitalares para os Centros de Saúde. A resolução do problema das urgências em Portugal passa necessariamente pelo repensar do sistema, do acesso e de formas inteligentes e eficientes de garantir os cuidados na medida e tempo de quem deles necessita. Os Cuidados de Saúde Primários têm aqui, naturalmente, um papel fundamental.