INE: Despesa com Saúde aumentou 3% em 2017
DATA
26/06/2018 11:48:41
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



INE: Despesa com Saúde aumentou 3% em 2017

A despesa com a Saúde cresceu 3% em 2017, o que significa uma redução em relação aos dois anos anteriores, tendo atingindo os 17,3 milhões de euros (ME), divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, no último ano a despesa corrente da Saúde teve um crescimento estimado de 3%, sendo, no entanto, inferior ao ritmo do aumento do Produto Interno Bruto (PIB), situado nos 4,1%.

Os 17,3 ME estimados representam 9% do PIB e 1.683,9 euros per capita. Já em 2016, a despesa corrente em Saúde cresceu mais 1,2 pontos percentuais do que o PIB.

Os dados, hoje divulgados, mostram que a despesa corrente pública em Saúde aumentou, no triénio 2015-2017, mais do que a despesa corrente privada, “reforçando a sua importância relativa no financiamento do sistema de saúde português”.

Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?
Editorial | Denise Cunha Velho
Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?

Sou do tempo em que, na Zona Centro, não se conhecia a grelha de avaliação curricular, do exame final da especialidade. Cada Interno fazia o melhor que sabia e podia, com os conselhos dos seus orientadores e de internos de anos anteriores. Tive a sorte de ter uma orientadora muito dinâmica e que me deu espaço para desenvolver projectos e actividades que me mantiveram motivada, mas o verdadeiro foco sempre foi o de aprender a comunicar o melhor possível com as pessoas que nos procuram e a abordar correctamente os seus problemas. Se me perguntarem se gostaria de ter sabido melhor o que se esperava que fizesse durante os meus três anos de especialidade, responderei afirmativamente, contudo acho que temos vindo a caminhar para o outro extremo.