INE: Despesa com Saúde aumentou 3% em 2017
DATA
26/06/2018 11:48:41
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



INE: Despesa com Saúde aumentou 3% em 2017

A despesa com a Saúde cresceu 3% em 2017, o que significa uma redução em relação aos dois anos anteriores, tendo atingindo os 17,3 milhões de euros (ME), divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, no último ano a despesa corrente da Saúde teve um crescimento estimado de 3%, sendo, no entanto, inferior ao ritmo do aumento do Produto Interno Bruto (PIB), situado nos 4,1%.

Os 17,3 ME estimados representam 9% do PIB e 1.683,9 euros per capita. Já em 2016, a despesa corrente em Saúde cresceu mais 1,2 pontos percentuais do que o PIB.

Os dados, hoje divulgados, mostram que a despesa corrente pública em Saúde aumentou, no triénio 2015-2017, mais do que a despesa corrente privada, “reforçando a sua importância relativa no financiamento do sistema de saúde português”.

O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Editorial | Jornal Médico
O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. Encontrar uma nova visão e adotar uma nova estratégia útil na nossa prática clínica quotidiana. Valorizar as unidades de saúde por estarem a dar as respostas adequadas e seguras é o mínimo que se exige, mas é urgente e inevitável um plano de investimento nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Mais lidas