Coimbra promove estilos de vida saudáveis
DATA
27/06/2018 17:18:04
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Coimbra promove estilos de vida saudáveis

A Universidade de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes (IPN) vão organizar um evento, entre 20 e 22 de julho, que pretende avaliar a saúde da população e promover estilos de vida mais saudáveis.

O evento, que vai decorrer no Alma Shopping, em Coimbra, irá disponibilizar questionários e tecnologias para a avaliação da saúde e estilo de vida da população, bem como informação sobre programas e projetos europeus nestas áreas.

Na área de avaliação, pretende-se não só realizar o “diagnóstico, mas procurar aproximar as pessoas”, com o objetivo de que as mesmas trabalhem “pela sua própria saúde”, afirmou um dos membros da organização, Carlos Eduardo Gonçalves, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC).

Vários especialistas da FCDEFUC e da Faculdade de Medicina, bem como alunos do ensino superior vão prestar aconselhamento junto da população.

O questionário, que visa avaliar o estado de saúde dos visitantes, foi elaborado por uma equipa multidisciplinar que se foca não apenas na saúde, mas também no bem-estar, sendo complementado por instrumentos “desenvolvidos por empresas portuguesas e, algumas, até são de Coimbra”, referiu outro da organização, António Cunha, do IPN.

O evento, que conta com o envolvimento de mais de 50 pessoas, será organizado no âmbito do projeto europeu Healthy Lifestyle Innovation Quarters for Cities and Citizens.

O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo
Editorial | Jornal Médico
O Novo Livro Azul tem um passado e um futuro a defender e a promover num novo ciclo

O Novo Livro Azul da APMGF é um desejo e uma necessidade. Volvidos 30 anos é fácil constatar que todos os princípios e valores defendidos no Livro Azul se mantêm incrivelmente atuais, apesar da pertinência do rejuvenescimento que a passagem dos anos aconselha. É necessário pensar, idealizar e projetar a visão sobre os novos centros de saúde, tendo em conta a realidade atual e as exigências e necessidades sentidas no futuro que é já hoje. Estamos a iniciar um novo ciclo!

Mais lidas