Jornal Médico Grande Público

Alfredo da Costa encerra três salas de parto por falta de profissionais
DATA
06/07/2018 13:02:49
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Alfredo da Costa encerra três salas de parto por falta de profissionais

A Maternidade Alfredo da Costa (MAC) encerrou três salas de parto devido à falta de profissionais de saúde, após a passagem às 35 horas semanais, denunciou hoje a bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE).

Em declarações à agência Lusa, Ana Rita Cavaco revelou que a MAC, em Lisboa, além de encerrar três salas de parto, reduziu o número de enfermeiros por turno, “o que não dá segurança às pessoas”.

A representante dos enfermeiros relata que todos os dias tem conhecimento de “encerramento de camas e fecho de alguns serviços”, devido à falta de planeamento adequado para a reposição das 35 horas de trabalho semanais, que entrou em vigor no passado dia 1 de julho.

“Esconder o que está a acontecer não vai resolver o problema”, refere a bastonária da OE, acerca das últimas declarações do ministro da Saúde, que tem dito que a esmagadora maioria dos hospitais vive uma situação de normalidade.

Ana Rita Cavaco aponta, também, que em Chaves, Lamego e Vila Real “vão encerrar 48 camas”, porque do reforço de 60 enfermeiros que se estima necessário só foram autorizados 32.

A bastonária lembra, ainda, que os enfermeiros que entram, além de serem em número insuficiente, “não contam logo como elementos”, visto que têm de fazer a sua integração na equipa.

De acordo com a OE, o Hospital de Gaia recebeu, hoje, três enfermeiros no serviço de urologia, contudo uma das enfermeiras da equipa entrou de baixa por “não ter aguentado trabalhar sozinha com 18 doentes, como tem acontecido”.

Relatório Primavera: verdades e consequências
Editorial
Rui Nogueira
Relatório Primavera: verdades e consequências

“Ó Costa aguenta lá o SNS” foi o pedido de António Arnaut em maio do ano passado, poucos dias antes de nos deixar. Mas o estado da saúde em Portugal está mal ou bem ou vai indo? Está melhor ou pior? O SNS dá as respostas úteis às necessidades de saúde da população? O Relatório de Primavera ajuda a fazer interpretações fundamentadas.

news events box

Mais lidas