ARS Norte ativa serviço de SMS para avisar utentes sobre consultas
DATA
27/07/2018 17:19:50
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Jornal Médico
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ARS Norte ativa serviço de SMS para avisar utentes sobre consultas

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte vai ativar um serviço de envio de mensagens SMS, de forma a avisar aos utentes dos cuidados de saúde primários sobre as "consultas médicas e não médicas agendadas".

O serviço vai começar, em modo piloto, no próximo fim de semana, com o objetivo de beneficiar "os utentes dos Agrupamentos de Centros de Saúde onde o projeto SNS + Proximidade já está implementado", com "elevados níveis de satisfação", nomeadamente em Barcelos/Esposende, Gondomar e Porto Ocidental.

"Com este novo serviço de proximidade e de interação entre profissionais e utentes do Serviço Nacional de Saúde, bem como do interesse que a informação constante em cada SMS (dia hora, unidade de saúde, contacto) representa para os utentes, pretende a ARS Norte maximizar recursos, eliminar faltas desnecessárias a consultas - por vezes apenas por esquecimento -, perdas de tempo com deslocações e despesas para os utentes", refere o comunicado da ARS Norte.

O alargamento a todas as unidades e população da região Norte, está previsto para depois do verão.

"Desta forma, os cidadãos passam a dispor de um centro de saúde mais próximo e mais ativo a resolver os problemas das pessoas", finaliza o documento.

Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?
Editorial | Denise Cunha Velho
Internato centrado na grelha de avaliação curricular: defeito ou virtude?

Sou do tempo em que, na Zona Centro, não se conhecia a grelha de avaliação curricular, do exame final da especialidade. Cada Interno fazia o melhor que sabia e podia, com os conselhos dos seus orientadores e de internos de anos anteriores. Tive a sorte de ter uma orientadora muito dinâmica e que me deu espaço para desenvolver projectos e actividades que me mantiveram motivada, mas o verdadeiro foco sempre foi o de aprender a comunicar o melhor possível com as pessoas que nos procuram e a abordar correctamente os seus problemas. Se me perguntarem se gostaria de ter sabido melhor o que se esperava que fizesse durante os meus três anos de especialidade, responderei afirmativamente, contudo acho que temos vindo a caminhar para o outro extremo.