A Associação Alzheimer Portugal (AAP) lançou, hoje, uma campanha de sensibilização que visa aumentar a compreensão sobre a demência, convidando todos os portugueses a “comprometerem-se ativamente” na melhoria do dia a dia das pessoas que sofrem desta doença.
A propósito do Dia Internacional da Amizade, esta campanha “Amigos na Demência” integra-se no movimento global “Dementia Friends”, implementado em 17 países, cujo objetivo passa por demonstrar que “é possível viver melhor com demência e que a pessoa é muito mais do que a demência”, refere a associação em comunicado.
“Combater o desconhecimento e o estigma associados à demência é fundamental, assim como aumentar o nível de consciencialização sobre a demência em Portugal”, defende o presidente da AAP, José Carreira, citado no comunicado.
Segundo José Carreira, a iniciativa pretende “ajudar os portugueses a compreenderem como é que a demência afeta as pessoas e contribuir para alterar comportamentos que tornem a sociedade mais amiga das pessoas com demência”.
Qualquer pessoa pode ser “amigo na demência”, basta aceder ao site da campanha (www.amigosnademencia.org), registar-se, visionar um vídeo e, de seguida, comprometer-se com uma ação, preenchendo o formulário de compromisso.
Para assinalar o lançamento desta iniciativa, a AAP vai realizar durante o dia de hoje um conjunto de ações em várias praias e cidades portuguesas, 21 locais no total, em todos os distritos, onde colaboradores e voluntários da associação terão a missão de convidar as pessoas a tornarem-se “amigos na demência”.
Com esta campanha, a associação pretende, também, dar resposta aos mais recentes apelos internacionais para que se desenvolvam iniciativas que contribuam para sociedades amigas das pessoas com demência.
O “Plano de Ação Global de Resposta da Saúde Pública à Demência 2017-2025” da Organização Mundial da Saúde (OMS) contém sete linhas de ação, sendo que a segunda trata da consciencialização.
De acordo com a OMS, existam 47,5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo.