Jornal Médico Grande Público

Ministério da Justiça autoriza abertura de concurso de Medicina Legal
DATA
06/08/2018 10:05:11
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Ministério da Justiça autoriza abertura de concurso de Medicina Legal

O Ministério da Justiça autorizou a abertura de concurso para especialistas em Medicina Legal (ML), após a Ordem dos Médicos (OM) ter denunciado atrasos na abertura dos mesmos.

Em comunicado, o Ministério da Justiça indica que a OM tem conhecimento de que o aviso de abertura do concurso “foi enviado para publicação em Diário da República há cerca de duas semanas”.

“A abertura do concurso para ingresso na carreira médica de medicina legal já foi autorizada e, nessa sequência, foi desenvolvido e finalizado o procedimento interno de mobilidade para os médicos do mapa”, adianta o Ministério.

O colégio da especialidade em ML da OM denunciou, no passado domingo, atrasos na abertura de concursos, com profissionais à espera há mais de dois anos. Os médicos já exercem funções de especialistas, no entanto são remunerados como internos em formação.

Note-se que após concluírem o internato da especialidade, estes especialistas chegam a esperar mais de quatro anos pelos concursos. Neste sentido, a OM escreveu ao Ministério, alertando para esta situação e pedindo a abertura imediata dos concursos.

De acordo com a presidente do colégio da especialidade de ML, Sofia Frazão, estão a aguardar concurso entre 10 e 20 profissionais.

Recorde-se que o último concurso para recém-especialistas em ML foi lançado em outubro de 2016.

Saúde Pública

news events box

Mais lidas