O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, visita já amanhã, dia 7 de agosto, o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) na sequência da ameaça de demissão das chefes de equipa de Ginecologia e Obstetrícia.
Na semana passada, as chefes de equipa destes serviços ameaçaram demitir-se caso, até meados de agosto, não estejam reunidas as condições de assistência e resolvidos os problemas identificados ao nível da carência de recursos humanos.
Durante o bastonário da OM será acompanhado pelo presidente do Colégio de especialidade da OM, João Bernardes, e pela presidente do Conselho Nacional do Médico Interno-CNMI, Catarina Perry.
Após a reunião com os responsáveis do Amadora-Sintra, segue-se o encontro com as chefes de equipa que denunciaram a degradação das condições de assistência no serviço de urgência das duas especialidades.
Este ano está quase a terminar e uma nova década vai chegar. O habitual?! Veremos! Na saúde temos uma viragem em curso e tal como há 40 anos, quando foi fundado o Serviço Nacional de Saúde (SNS), há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções.