Ébola: Número de mortes sobe para dez na RDCongo
DATA
10/08/2018 15:48:48
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Ébola: Número de mortes sobe para dez na RDCongo

O novo surto de Ébola no leste da República Democrática do Congo (RDCongo) causou, até agora, dez vítimas mortais.

De acordo com um relatório divulgado pelo Ministério da Saúde deste país, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP), as autoridades de saúde da RDCongo estão a investigar as causas das mortes de outras 27 pessoas para determinar se foram infetadas pelo vírus Ébola, sendo que existem 54 casos “suspeitos”.

Este é o décimo surto de Ébola que afeta a RDCongo e foi declarado, no passado dia 1 de agosto, nas proximidades da cidade de Beni, no leste do país.

Segundo a AFP, o responsável nacional dos cuidados médicos, Richard Kitenge, deslocou-se à localidade de Goma (leste do país) para ajudar as autoridades de saúde locais a “aplicar um plano” caso o vírus chegue à cidade na fronteira com o Ruanda.

Recorde-se que, em julho, as autoridades declararam o fim do surto que causou 33 vítimas mortais. No entanto, no início deste ano foi declarado um novo surto na RDCongo.

800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Jornal Médico
800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde

Se não os tivéssemos seria bem pior! O reforço do Programa Operacional da Saúde com 800 milhões de euros pode ser entendido como sinal político de valorização do setor da saúde. Será uma viragem na política restritiva? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 40 anos precisa de cuidados intensivos! Há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções. É urgente pensarmos na nova década com rigor e disponibilidade sincera.

Mais lidas