A cooperação portuguesa entregou ao Ministério da Saúde de São Tomé um lote de medicamentos e consumíveis no valor de 40 mil euros, indicou fonte oficial.
Os medicamentos foram entregues no quadro do projeto “Saúde para Todos” e somam-se a outro lote já recebido, no âmbito de um apoio anual que totaliza mais de 78 mil euros.
Fonte hospitalar revelou aos jornalistas que, nos últimos meses, o principal hospital do país, Aires de Menezes, "tem-se confrontado com carências de medicamentos diversos".
A diretora dos Cuidados de Saúde, Mariza Conceição, agradeceu o gesto da cooperação portuguesa, sublinhando que "este lote de medicamentos vem, em grande medida, fortalecer o sistema nacional de saúde no que diz respeito aos cuidados de saúde primários".
Desde 2005 que Portugal tem dado apoio a São Tomé e Príncipe na área da Saúde, o que inclui o envio trimestral de equipas médicas especializadas e fornecimento de medicamentos.
"É sempre com grande satisfação que podemos contribuir pela reposição de 'stock' para a melhoria da qualidade de saúde em São Tomé e Príncipe", disse o responsável consular da embaixada de Portugal na capital são-tomense.o
No processo de reflexão da minha prática clínica, levo em conta para além do meu índice de desempenho geral (IDG) e da satisfação dos meus pacientes, a opinião dos Outros. Não deixo, por isso, de ler as entrevistas cujos destaques despertam em mim o interesse sobre o que pensam e o que esperam das minhas funções, como médico de família. Selecionei alguns títulos divulgados pelo Jornal Médico, que mereceram a minha atenção no último ano: