O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou uma ação de masstraining em Suporte Básico Vida (SBV) na Escola Profissional D. Henrique, no Porto, no âmbito do Projeto de Promoção da Saúde.
De acordo com a notícia avançada pela Newsletter do INEM, através desta iniciativa, cerca de 44 alunos do 1º ano do Curso Profissional Técnico de Restauração e do Curso de Educação e Formação de Cozinha, bem como os respetivos docentes, tiveram oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre como prestar primeiros socorros em caso de emergência médica.
O objetivo passava por transmitir aos participantes noções sobre a importância de saber alertar o serviço de emergência médica, ativando precocemente o Sistema Integrado de Emergência Médica através do Número Europeu de Emergência – 112, e aplicando o mais cedo possível manobras de SBV.
Note-se que estes dois passos constituem dois dos quatro elos fundamentais da Cadeia de Sobrevivência.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.