Cabe Verde está interessado em que a Argentina passe a formar futuros médicos cabo-verdianos, refere uma nota do governo, a propósito da recente assinatura de um acordo entre os dois países em matéria de vistos.
Em comunicado, o executivo cabo-verdiano adianta que os ministros dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde e da Argentina assinaram um acordo de supressão de vistos para os passaportes diplomáticos e de serviços e de facilitação e desburocratização de pedidos de vistos para passaportes ordinários.
A assinatura do respetivo acordo, entre o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, e o seu homólogo argentino, o ministro das Relações Exteriores e Culto da República Argentina, Jorge Faurie, decorreu no passado dia 10 de agosto, durante a visita oficial do ministro cabo-verdiano à Argentina.
Para Luís Filipe Tavares, foi dado “um importante passo no diálogo de cooperação que Cabo Verde considera sólida e com grandes potencialidades no plano bilateral, bem como no multilateral, já que a Argentina desde julho deste ano que é um observador associado da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização que Cabo Verde vai presidir durante dois anos”.
De acordo com a nota do governo, Cabo Verde pretende formalizar acordos com a Argentina no diz respeito à formação, capacitação e desenvolvimento de projetos na área das energias renováveis.
“Cabo Verde tem grande interesse que aquele país sul-americano passe a formar os futuros médicos cabo-verdianos. Outra questão importante são os negócios, com especial destaque para a indústria agropecuária, visto que a Argentina é uma potência mundial neste setor”, refere a nota, citada pela agência Lusa.
Durante o encontro oficial, foram ainda abordadas questões relativas à integração e segurança social da comunidade cabo-verdiana residente na Argentina.
Note-se que a Argentina acolhe atualmente cerca de 600 cabo-verdianos.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.