OM e Ministério da Saúde assinam protocolo inovador já amanhã
DATA
03/09/2018 11:46:04
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



OM e Ministério da Saúde assinam protocolo inovador já amanhã

Esta terça-feira, dia 4 de setembro, a Ordem dos Médicos (OM) e o Ministério da Saúde vão formalizar uma parceria para o apoio à decisão clínica, formação profissional contínua e literacia em saúde. A assinatura do documento terá lugar na sede nacional da OM, em Lisboa, às 10:00 horas. 

O protocolo de colaboração inovador visa a disponibilização online e gratuita de sistemas de apoio à decisão clínica internacionalmente reconhecidos como estando baseados na melhor e mais relevante evidência científica.

Estes sistemas têm como principal objetivo fornecer informação aos profissionais de saúde, nomeadamente aos médicos, que permita uma tomada de decisão clínica mais informada e baseada na melhor evidência científica disponível à data.

Os quatro sistemas de apoio à decisão clínica – BMJ Best Practice, Cochrane Library, DyaMed Plus e UpToDate – estarão acessíveis a toda a sociedade civil, pretendendo-se que a disponibilização desta informação possa servir para aumentar consideravelmente e de modo sustentado a literacia de cidadãos, dos doentes e dos seus familiares.

A cerimónia conta com a presença do bastonário da OM, Miguel Guimarães, e do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Crónicas de uma pandemia anunciada
Editorial | Jornal Médico
Crónicas de uma pandemia anunciada

Era 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de Pandemia por COVID-19 e a organização dos serviços saúde, como conhecíamos até então, mudou. Reorganizaram-se serviços, redefiniram-se prioridades, com um fim comum: combater o SARS-CoV-2 e evitar o colapso do Serviço Nacional de Saúde, que, sem pandemia, já vivia em constante sobrecarga.

Mais lidas