Ciclos de Enfermagem arrancam dia 18 de setembro
DATA
06/09/2018 12:06:15
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


Ciclos de Enfermagem arrancam dia 18 de setembro

Os Ciclos de Enfermagem, organizados pela Academia CUF, arrancam no próximo dia 18 de setembro, no Centro do Conhecimento CUF Descobertas Hospital.

A primeira conferência, “Ciclo Internamento – Dinâmicas para uma mobilidade eficiente”, destina-se a médicos, enfermeiros, TSDT’S, bem como alunos de enfermagem. Nesta formação, que decorre entre as 08:30 e as 16:30, serão abordados temas como a introdução à mecânica corporal, a mobilidade e posicionamento, a profilaxia e TVP e as atividades terapêuticas, entre outros.

Já segunda, “Ciclo Ambulatório – Formação em vacinação e choque anafilático para enfermeiros”, será destinada a enfermeiros ou alunos de enfermagem e irá realizar-se dia 21 de setembro, no Parque Suécia, Carnaxidade. Durante a sessão serão discutidos vários assuntos ligados à vacinação, nomedamente do Plano Nacional de Vacinação 2017, tipos de vacinas, contra-indicações e choque anafilático, etc.

O terceiro e último dia de conferências, “Ciclo Ambulatório – Diabetes em Pediatria”, que decorre dia 28 de setembro, no Hospital de Vila Franca de Xira, volta a ser dirigido a médicos, enfermeiros, TSDT'S e alunos de enfermagem. Aqui, os participantes podem esperar a discussão de temas como o tratamento da hipoglicémia, cetoacidose diabética, dieta saudável, contabilização de porções de hidratos de carbono, avaliação de glicémia, entre muitos outros.

A mudança necessária
Editorial | Jornal Médico
A mudança necessária

Os últimos meses foram vividos por todos nós num contexto absolutamente anormal e inusitado.

Atravessamos tempos difíceis, onde a nossa resistência é colocada à prova em cada dia, realidade que é ainda mais vincada no caso dos médicos e restantes profissionais de saúde. Neste âmbito, os médicos de família merecem certamente uma palavra de especial apreço e reconhecimento, dado o papel absolutamente preponderante que têm vindo a desempenhar no combate à pandemia Covid-19: a esmagadora maioria dos doentes e casos suspeitos está connosco e é seguida por nós.

Mais lidas