CHUC realiza primeiro implante auditivo osteointegrado
DATA
13/09/2018 18:10:59
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS


CHUC realiza primeiro implante auditivo osteointegrado

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, hoje, o primeiro implante auditivo osteointegrado, que permite melhorar a qualidade de vida dos surdos moderados ou severos.

Em comunicado enviado às redações, o diretor do serviço de Otorrinolaringologia do CHUC, Luís Filipe Silva, explica que "este tipo de implantes vem suprimir necessidades, sobretudo na área pediátrica, permitindo solucionar casos de surdez causada por malformações ou infeções crónicas do ouvido externo e médio".

Esta intervenção permite manter o ouvido interno e o nervo auditivo, sendo utilizada em doentes que não possuem surdez profunda causada por anomalias do ouvido interno.

"O serviço de Otorrinolaringologia do CHUC prossegue o objetivo estratégico de responder a todo o tipo de implantes auditivos, beneficiando da experiência de uma equipa com mais de 30 anos de prática no campo dos implantes cocleares", salienta o comunicado.

Note-se que, desde 1985, o CHUC já realizou mais de mil implantes cocleares para os casos de surdez profunda.

 

800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde
Editorial | Jornal Médico
800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde

Se não os tivéssemos seria bem pior! O reforço do Programa Operacional da Saúde com 800 milhões de euros pode ser entendido como sinal político de valorização do setor da saúde. Será uma viragem na política restritiva? O Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 40 anos precisa de cuidados intensivos! Há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções. É urgente pensarmos na nova década com rigor e disponibilidade sincera.

Mais lidas