O Jornal Médico falou com o radiologista Franz Kainberger, um dos oradores do curso internacional de Imagiologia Desportiva – “The Fever of Sports” – que arranca esta sexta-feira no Porto.
Segundo o especialista, a Imagiologia Desportiva é um campo de medicina inovador e dinâmico, dado que “através da alta resolução e novas técnicas de pós-processamento, os detalhes das articulações e dos ossos podem ser visualizados com maior precisão”.
Franz Kainberger chamou, ainda, à atenção para a questão da imagiologia preventiva. “Muitas formas de tratamento são direcionadas para o alívio da dor, no entanto, se certas síndromes podem levar à degeneração ou até a outras doenças num período posterior de vida, devemos estar atentos para o futuro (destino) dos atletas”, frisou.
Através da aposta numa abordagem multidisciplinar e internacional, os participantes poderão trocar conhecimentos e discutir ideias relacionadas com a temática, nomeadamente “lesões relacionadas com desporto infantil e intervenções cirúrgicas”.
De acordo com o especialista, “o primeiro encontro europeu sobre Imagiologia Desportiva ocorreu em 1996, em Salzburgo [Áustria], inserido no encontro anual da Sociedade Europeia de Radiologia Musculoesquelética. Desde então, dois eventos semelhantes têm sido realizados anualmente”.
Durante a sua intervenção, Franz Kainberger irá trazer para o debate questões relacionadas com o papel do radiologista ao nível da prevenção de doenças ósseas e da forma como a atividades desportivas podem ser incluídas na reabilitação e na vida diária de pessoas idosas.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.