Gaia: Inaugurado novo centro de saúde em Vilar de Andorinho
DATA
01/10/2018 10:48:07
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS



Gaia: Inaugurado novo centro de saúde em Vilar de Andorinho

Hoje será inaugurada a nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Vilar de Andorinho, em Vila Nova de Gaia, anunciaram os responsáveis locais e do setor.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, referiu que abertura deste centro de saúde é "uma enorme alegria, porque era uma reivindicação de há muitos anos"

"É uma obra que já está a funcionar, mas é também uma demonstração de que as temáticas da saúde continuam a ser centrais em Vila Nova de Gaia, porque paralelamente a esta inauguração temos o Centro de Saúde da Madalena em curso e temos o hospital em obra", referiu o autarca.

Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) aponta que "a população e profissionais que destas novas instalações vão poder usufruir, vão ver satisfeitas as suas inquietudes, durante vários anos e justamente manifestadas".

Em causa está um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros que contou com comparticipação comunitária no âmbito do Programa Operacional Norte 2020.

O novo centro de saúde irá servir "populações dispersas pelas freguesias do concelho", bem como os dois Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) - Gaia e Espinho/Gaia.

Na mesma nota, a ARSN apontou que, no atual edifício, além do Serviço de Atendimento Complementar de Vila Nova de Gaia, ficará instalada uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), bem como a Unidade de Saúde Familiar (USF Vilar Saúde).

De acordo com o convite, a inauguração contará com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, bem como de responsáveis autárquicos locais e do setor.

O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Editorial | Jornal Médico
O novo normal e a nova realidade – que alterações provocadas pela pandemia vieram para ficar?
Acertar procedimentos e aperfeiçoar métodos de trabalho. Encontrar uma nova visão e adotar uma nova estratégia útil na nossa prática clínica quotidiana. Valorizar as unidades de saúde por estarem a dar as respostas adequadas e seguras é o mínimo que se exige, mas é urgente e inevitável um plano de investimento nos centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Mais lidas