A primeira edição do Fórum Diplomacia da Saúde decorre já no próximo mês, dia 26 de novembro, na Reitoria da Universidade do Porto.
Este encontro pretende reunir as disciplinas de saúde pública e saúde global, relações internacionais, gestão, direito e economia, bem como focar-se nas negociações que moldam as políticas de saúde a nível global – desde a gestão e controlo de epidemias ao impacto das alterações clínicas na saúde.
O fórum visa, ainda, a integração e aprofundamento dos conceitos de Saúde Global e Diplomacia da Saúde, através da valorização de competências e capacitação de profissionais do setor de Saúde, Relações Internacionais, Economia e Políticas Públicas.
Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de assistir a uma conversa entre três embaixadores (República Checa, Guiné Bissau e o diretor do Instituto Diplomático português, Freitas Ferraz).
O dia termina com uma maratona de desenvolvimento de proposta para a criação do primeiro Gabinete de Saúde Global em Portugal, que serão apresentadas ao Alto Comissário durante o jantar.
O Fórum Diplomacia da Saúde conta com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, da própria instituição de ensino superior, e da Tonic App como parceiro digital do evento.
As inscrições estão abertas até ao dia 7 de outubro e podem ser feitas aqui.
A atual pressão que se coloca nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em Portugal é um presente envenenado para os seus utentes e profissionais de saúde.