Especialistas e ativistas antitabaco entregam carta aberta ao diretor-geral da OMS
DATA
03/10/2018 15:50:36
AUTOR
Jornal Médico
ETIQUETAS




Especialistas e ativistas antitabaco entregam carta aberta ao diretor-geral da OMS

No âmbito da Framework Convencion on Tabaco Control (FCTC), organizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que está a decorrer em Genebra, na Suíça, 70 especialistas em saúde pública e ativistas antitabaco assinaram e entregaram uma carta aberta ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Nesta carta, os especialistas e ativistas pedem que sejam adotadas medidas mais positivas e menos restritivas aos produtos de risco reduzido, uma vez que os mesmos já demonstraram cientificamente ajudar na redução do número de fumadores de tabaco convencional.

“Escrevemos com a esperança de que a OMS assuma um papel de liderança na promoção de políticas efetivas e de ação rápida para regulamentar o tabaco e a nicotina”, lê-se no documento.

De acordo com os especialistas, as novas tecnologias tabágicas oferecem ganhos significativos para a saúde pública, na medida em que “reduzem os riscos do tabaco” e contribuem para a redução de mortes prematuras por doenças não transmissíveis.

A carta, assinada por várias personalidades internacionais, é “liderada” por Clive Bates, ex-líder de um grupo ativista antitabaco no Reino Unido.

Note-se que a FCTC entrou em vigor a 27 de fevereiro de 2005, desde então, esta convenção tornou-se num dos marcos para a promoção da saúde pública, oferecendo novas dimensões legais para a cooperação internacional em Saúde.

2020: Linhas de provocação de uma nova década com novas obrigações para novos contextos
Editorial | Rui Nogueira
2020: Linhas de provocação de uma nova década com novas obrigações para novos contextos

Este ano está quase a terminar e uma nova década vai chegar. O habitual?! Veremos! Na saúde temos uma viragem em curso e tal como há 40 anos, quando foi fundado o Serviço Nacional de Saúde (SNS), há novos enquadramentos, novas responsabilidades, novas ideias e novas soluções.

Mais lidas